quinta-feira, 5 de março de 2009

Jornalismo em tempo real?

Na Folha Online foi publicada reportagem sobre a decisão judicial que tirou o blogue Flit Paralisante do Blogger (atualmente hospedado no Wordpress).

Está bem apurada, apresenta as versões - procurou a versão do governador, mas não obteve retorno -, reporta os fatos.

Apenas duas coisas um pouco esquisitas: a) o ocorrido foi em janeiro, publicaram só agora, mês e meio depois (até este blogue capenga havia feito o registro); b) colocaram a reportagem na editoria de Informática (oquei, é um blogue, mas o caso está mais para esfera política nacional, portanto cairia melhor na editoria Brasil).

Questionada sobre esses dois pontos, a resposta da Folha foi a que segue abaixo:

"O furo não apareceu apenas no canal de Informática: ele também foi 'copiado' nos índices de Cotidiano e Brasil, tendo destaque na home da Folha Online e na home do UOL. A reportagem precisou ouvir todos os lados envolvidos (e também especialistas) antes de publicar. Isso demandou tempo entre a descoberta da suposta censura ao blog e a publicação do texto."

Boa a atitude de responderem. Aqui segue a minha opinião: não se trata de um furo (no sentido jornalístico), até este blogue mequetrefe havia noticiado antes; mesmo aparecendo em outras editorias online, a indicação na página da reportagem é a editoria de Informática; é um tempo meio inusual de apuração (que no fim acabou sem as declarações do governador), outras notas a respeito de censura não demoram tanto assim para pelo menos ser inicialmente publicada. Mas enfim, está dada a versão da Folha.

(Nota: comecei a escrever esta postagem no dia 5, data do cabeçalho, mas terminei de escrever no dia 6, data em que recebi a resposta da Folha.)

Nenhum comentário: