domingo, 3 de maio de 2009

Como a Telefônica atende seus clientes

Minha tentativa de cancelar o Speedy. Se tiver um tempo, assista ao vídeo antes de ler o resto da postagem - não que seja uma grande surpresa.



-----------
Pois é, levaram 10 minutos e 7 segundos para me atender (9 minutos e 7 segundos além do tempo regulamentar - em um acréscimento não autorizado pelo juiz) e... desligaram!

E isso não ocorreu apenas dessa vez - essa foi a oportunidade que tive para gravar e documentar o desrespeito da empresa ao consumidor e à legislação vigente (o som foi editado apenas para amplificar o trechos em que a voz gravada diz "No momento todos os nossos atendentes estão ocupados. Por favor, aguarde" - num total de 10 vezes em que a frase foi proferida durante o período em que me deixaram tomando chá de cadeira - e para ocultar alguns dígitos do número de telefone, fora isso nada mais foi acrescentado ou suprimido da gravação original). Anteriormente também fiquei vários minutos em espera só para que a linha caísse.

Em outra oportunidade a atendentemente pediu várias informações - queria até que eu passasse o telefone de alguém para que oferessessem o serviço que eu queria cancelar -, deixou-me esperando até que... a linha caiu! E o pior, descobri depois que o pedido não havia sido nem mesmo registrado! Liguei várias vezes para confirmar. Logo após essa primeira tentativa - também tomei chá de cadeira e a ligação (depois que falei para a atendente que queria confirmar o cancelamento da assinatura) misteriosamente ficou cheia de chiados e não dava para ouvir o que diziam, repassei novamente as várias informações que me haviam pedido da primeira vez, deixaram-me de espera e... a ligação caiu! (Descobri depois que pelo menos nessa ligação anotaram que eu queria cancelar.) Esses dois casos ocorreram no dia 9 de abril.

No dia 30 abril tive a tentativa registrada acima. Depois que caiu, liguei novamente. Fiquei, mais uma vez pendurado vários minutos, até que me atenderam. Foi finalmente que consegui que uma boa alma me confirmasse o cancelamento (e descobri que o primeiro pedido não havia sido registrado).

É muita SACanagem...

Upideite (09/mai/2009): o sítio web do Procon-SP é confuso. Procuro pelo email e não encontro. Clicando em "Atendimento eletrônico" no menu lateral, é enviado para a página correspondente (informa-se que o horário de funcionamento é das 10h às 16h de dias úteis e tem um link para "outras formas de atendimento"). Clicando nesse link aparecem as opções: "atendimento pessoal", "carta/fax", "correio", "eletrônico" - mais abaixo tem um texto que entre outras opções está "E-mail". Clicando aí, vamos para a página "Formas de Atendimento Eletrônico", que tem as opções de "Perguntas Frequentes" e "LINK DE ACESSO". De "LINK DE ACESSO" retornamos ao menu "Atendimento eletrônico"... Nenhum email ou formulário online.

Nenhum comentário: