terça-feira, 27 de maio de 2014

Yo, Joe!

Donald "Don" Levine morreu dia 22 último aos 86 anos.

Reproduzo o que escrevi alhures há uns 8 anos:
=========================
O criador

Don Levine (não confundir com o escritor Isaac Don Levine) cresceu entre o bairro de Forest Hills, Nova Iorque na região de Queens e a cidade de Great Neck, no estado de Long Island. Quando jovem chegou a defender seu país no torneio juvenil da Copa Davis. Formou-se em administração de negócios pela Universidade de Siracusa e foi convocado para o exército americano, participando da força de invasão de Inchon (em setembro de 1950), durante a Guerra da Coréia.

Ao sair do exército, fundou com dois outros parceiros uma agência de publicidade. Mas, à procura de uma melhor remuneração, entrou para uma empresa que fornecia cadernos de notas, diários e material escolar para lojas de, à época, grandes redes varejistas como F.W. Woolworth, J.C. Penny e Sears. Teve então a idéia de produzir uma linha de cadernos com cores delicadas voltada para meninas - a Ponytail. Seus superiores não se empolgaram; ele, então apresentou seu projeto para algumas redes varejistas, o que o fez ser demitido.

Merril Hassenfeld, presidente da Hassenfeld Toys - que mais tarde se tornaria uma das gigantes do setor de brinquedos, a Hasbro - havia ouvido falar do sucesso de Levine com a Ponytail e, em um encontro na sede da Hasenfeld em Providence, Rhode Island, ofereceu a Levine um cargo. Posteriormente, Hassenfeld propôs a Levine o comando de uma nova companhia que produziria a linha Ponytail para entrar no florescente mercado jovem.

Em 1963, Levine era vice-presidente e diretor de marketing e desenvolvimento da Hasbro Toys. Um agente chamado Stan Weston, inspirado no program de TV The Lieutenant, decidiu levar a idéia de uma linha de bonecos militares para a empresa. Levine e sua equipe trabalharam no desenvolvimento. Surgia o GI Joe. Esse brinquedo tornaria Don Levine uma lenda do mundo da indústria de brinquedos.

Em 1975, Levine deixou a Hasbro e fundou sua própria empresa, a Kenya - atualmente uma das principais empresas fabricantes de bonecas - a primeira linha de bonecas de características afro-americanas a atingir altas vendas. A empresa atual de Levine, a Family Values, LLC, tem uma ação diversificada de brinquedos, livros, músicas e vídeos - como o nome da empresa sugere - explorando o crescente mercado americano de produtos religiosos.
=========================

HT Soraya Bassicheto

Nenhum comentário: