sexta-feira, 20 de março de 2009

Supremo censor?

O jornalista Leandro Fortes denuncia que Gilmar Mendes exigiu a retirada do sítio web da TV Câmara vídeo da entrevista na qual ele, Fortes, participou, comentando sobre a Operação Satiagraha e temas correlatos. Exigência atendida pela TV Câmara. O vídeo foi tirado e se o motivo que Fortes denuncia foi mesmo a razão, então Gilmar Mendes pode não ser chefe do Poder Judiciário, mas está bem a caminho de se tornar chefe do Poder Legislativo.

Os vídeos podem ser vistos aqui, aqui e aqui. Para protestar à TV Câmara contra a retirada do vídeo: tv@camara.gov.br. (Veja "upideite 2".)

Já o jornalista, Altino Machado, faz outra denúncia, que depois da pergunta feita ao presidente do STF (e que rendeu a observação do ministro: "O senhor tome cuidado ao fazer esse tipo de pergunta" - veja aqui), passou a ser seguido pela Polícia Federal. O ministro teria dito, via seu assessor de imprensa, aos agentes: "Fiquem de olho naquele moço, pois ele é muito perigoso". Mendes pode não ser o chefe do Poder Judiciário, mas parece ter dado uma bela avançada sobre o Poder Executivo.

Nessas horas PHA deve soltar: "Supremo Presidente".

Upideite (20/mar/2009): Falando em PHA, ele entrevistou Altino Machado, que conta mais detalhes do episódio. Sobre a entrevista da TV Câmara, PHA publica a versão do assessor do deputado Michel Temer e a resposta de Fortes.
Upideite 2 (24/mar/2009): a TV Câmara informa que o vídeo está disponível aqui.
Upideite 3 (26/mar/2009): a TV Câmara dá sua versão no Comunique-se (exige cadastro), Fortes responde no sítio web da Carta Capital.

Nenhum comentário: