quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Preço de banana

Ainda não consigo entender a lógica dos que dizem que o preço da banana deve aumentar pela mudança no sistema de vendas: por peso e não por unidade.

José Torres, presidente do Sindicato dos Feirantes do Estado de São Paulo, para a Folha Online: "Quem vai ser o prejudicado maior é o consumidor. Banana miúda ninguém vai querer. Se um quilo de banana, tanto faz miúda ou graúda, bonita ou feia, é o mesmo preço, o feirante vai optar comprar sempre a melhor, porque a gente preza pela melhor qualidade sempre, então o que vai acontecer é que vai encarecer o produto, só isso".

A premissa é bisonha: produto de qualidade distinta com o mesmo preço. Basta ver com outros horifrutigranjeiros que são vendidos por peso: tomates maiores e mais bonitos são mais caros, tomates menores e mais feios são mais baratos.

Mas digamos que os feirantes, então ofereçam apenas o produto de melhor qualidade, o preço irá subir, mas a qualidade também. Qual o problema? Aliás, se o feirante sempre opta pelo produto de melhor qualidade, então tanto faz vender a dúzia como a quilograma - o produto é o melhor, não há razão para alterar o preço.

O preço irá subir, porque assim querem os feirantes e eles estão livres para cobrar o preço que quiserem. Os consumidores estão livres para aceitar ou não o preço. Apenas a justificativa para o aumento é que é insustentável.

Nenhum comentário: