domingo, 21 de fevereiro de 2010

Um gesto de coragem?

Luxa diz que não mandou banana pra torcida adversária. Segundo a Folha Online, o técnico do Galo mineiro disse que foi uma batida no braço para mostrar que ele tem sangue na veia e dignidade profissional. Veja o vídeo abaixo (a partir de uns 33 segundos).



Alguém explica pro professô que gesto de "sangue na veia" é com batidas no *antebraço*? (A favor dele, ele realmente bate as mãos no braço - o que não caracteriza uma banana típica, em que a mão repousa sobre a inserção do bíceps, movendo-se apenas o antebraço. Luxa inovou ao misturar pelo menos *três* gestos: a banana, o "olha meu muque" e o "sangue na veia'.)

Isso lembra o Romário em 2002 que deu um "fu-- you" pra torcida do próprio time (o Vasco), elevando o dedo médio. Veio com a desculpa que era pra ser um gesto de "garçom, me vê uma cerveja", em função da Brahma pré-AmBev -, de quem era garoto-propaganda, mas que o jogador havia confundido o dedo...

Sim, eu acho bobagem toda essa pretensa indignação com os gestos. "Oh! Gestos obscenos!" Volta e meia alguma autoridade aparentemente sem mais nada a fazer quer aparecer e enquadrar esportistas e coligados por esses momentos de extravazamento. Como o delega que queria prender Cristian, então no Corinthians, que mandou o mesmo gesto de Romário - mas em dose dupla com os braços cruzados - pra torcida são-paulina.

Só acho que, quem faz esses gestos, deveria ter hombridade (no caso de ser homem) suficiente: "sim, eu fiz!" Pode até se arrepender depois e pedir desculpas. Agora, é ridículo isso de inventar histórias pra tentar convencer as pessoas de que não fez o que fez e que fez o que não fez.

Nenhum comentário: