sexta-feira, 28 de maio de 2010

Pequeno Manual Civilizatório: Ônibus

Ônibus, assim define o Código de Trânsito Brasileiro (Lei Federal 9.503/1997): "veículo automotor de transporte coletivo com capacidade para mais de vinte passageiros, ainda que, em virtude de adaptações com vista à maior comodidade destes, transporte número menor".

Milhões de pessoas passam várias horas por dia dentro de um - indo ao trabalho, dele voltando ou se deslocando para compras, hospitais, lazer... Muitas vezes em situação precária, com tarifas abusivas, tabela de horários caótica e aos cuidados de motoristas despreparados - sem contar acidentes e assaltos.

Mas boa parte dos problemas são gerados pelos próprios usuários. Compilo abaixo algumas sugestões de pequenas ações individuais que podem tornar o convívio forçado em espaço exíguo um pouco menos estressante.

----------
Regra de ouro
Lei Fundamental do usuário de ônibus: entenda que é um meio de transporte coletivo. CO-LE-TI-VO.

Você *não* está sozinho. Lembre-se de que há outras pessoas. E, por mais que você as desconheça, elas, tanto quanto você, são seres humanos e têm os mesmos direitos (às vezes, mais).

As demais regras são corolários da regra de ouro.

Cheiro
Cigarro. Felizmente há legislação federal e local que proíbem o consumo de fumígeros em ônibus. Infelizmente há ainda - sorry, sem eufemismos - babacas que insistem em partilhar sua dose de câncer com outros usuários.
Em ônibus intermunicipais há ainda os que acham que fumar no banheiro não causa incômodo. Como se a fumaça não escapasse pelas frestas, circulasse pelo sistema de ar condicionado e quando o indivíduo abre a porta para sair.

Odores desagradáveis ou fortes incomodam. Evite alimentos que liberem cheiro forte: sim, nada de jaca; mas também várias marcas de salgadinhos produzem cheiros fortes (artificiais de queijo, bacon, churrasco...), chiclete sabor melancia e banana. Já tive o desprazer de sentar-me ao lado de alguém que transportava vários marmitexes de yakissoba. Ainda bem que durian não é comum por estas paragens.

Odores corporais. Sempre que necessário e possível, procure tomar um banho antes de enfrentar o busunga. Não exagere nos perfumes e desodorantes. Evite ingerir alho e alimentos ou temperos que façam seu corpo liberar cheiros fortes e desagradáveis. Alguns medicamentos têm o mesmo efeito, mas quanto a isso não há muito o que se fazer. Nunca entre bêbado - terá não apenas um cheiro insuportável de álcool, como agirá de modo inapropriado.

Espaço
Respeite o espaço alheio. Ocupe somente o espaço correspondente ao seu banco. Não invada com cotovelos, pernas e braços a zona que se projeta verticalmente para cima e para a frente do banco ao lado. O ideal é que o descanso de braço divisório seja um campo neutro - se estiver com mochila ao colo, descanse seu braço nela; se não tiver nada, cruze os braços.

Em ônibus intermunicipais com lugares marcados haverá a opção de comprar passagens para dois bancos adjacentes se lhe for imprescindível espalhar-se para além do espaço exíguo de um único banco.

Lugares marcados. Respeite-os. Se sua passagem indica um dado banco, sente-se lá. Espere o ônibus partir para ver se há outros lugares em que possa se sentar.

Assentos reservados. Não deveria precisar falar nada, mas... Se não há passageiros nas condições especificadas - idosos, grávidas, pessoas com deficiências físicas ou crianças de colo - você pode perfeitamente ocupar tais assentos, porém não durma ou finja dormir: é obrigação sua verificar a cada parada se não há portadores de necessidades especiais. Levante-se e ofereça o lugar. Mesmo se não estiver ocupando assentos reservados, seja gentil e ofereça seu lugar se houver passageiros especiais.

Encosto. Não apoie o pé no encosto do banco da frente. Vai empurrá-lo e incomodar o passageiro sentado adiante. Tampouco batuque ou fique balançando a perna de modo a vibrar o banco da frente. Ao se apoiar para se levantar, se sentar ou por outro motivo, cuidado para não prender o cabelo do passageiro à sua frente ou acertar-lhe a cabeça.

Encosto reclinável. Por incompetência muitas empresas utilizam bancos com o sistema desregulado, quebrado ou mal-projetado de modo que o encosto se reclina demais. Tenha sensibilidade e veja se não está a esmagar o passageiro de trás. Levante o encosto sempre que o ônibus parar para subida e descida de passageiros - isso facilita que as pessoas que se sentam atrás de você possam se sentar ou se levantar.

Bagagem. Não deixe que seus pertences atravanquem o corredor e o deslocamento dos passageiros. Use o bagageiro ou os mantenha aos seus pés ou em seu colo. Evite andar com pacotes muito volumosos.

Acesso. Só fique em frente às portas se for descer no ponto seguinte. Não atravanque a catraca - não fique ali se não for passar para trás (ou para a frente): tenha em mãos o cartão de embarque, o passe ou o dinheiro da passagem (se possível, trocado) para agilizar o pagamento e a liberação da catraca.

Janela
Chuva. Em ônibus urbanos, se estiver chovendo, verifique se não está respingando água nos passageiros de trás. Um pouco de abertura pode ser necessário para evitar o abafado, mas não basta que *você* não se molhe, os demais passageiros têm o mesmo direito.

Vento. Em ônibus intermunicipais que percorrem rodovias, a alta velocidade causará vento para dentro do veículo. Do mesmo modo com a chuva, veja se o vento não está incomodando outros passageiros.

Sol. Confira se o sol não está incomodando outros passageiros. Puxar a cortina para fazer sombra pode ser uma boa ideia.

Lixo. Não seja porco. Não jogue lixo pela janela. Guarde-o com você e jogue na lixeira (há ônibus com lixeiras e há lixeiras nas ruas).

Som
Música. Ninguém é obrigado a partilhar seu gosto musical (sim, as músicas de que você gosta são bregas). Use fones de ouvido. O volume não deve vazar dos fones. Por mais empolgante que seja a música, *não* cante junto (sim, você *é* desafinado). Nem batuque ou faça coreografias.

Celular. Que tal deixar no modo de vibracall? E atender somente a emergências? (Se a conversa não for urgente, pode ser travada em hora mais apropriada. Repare que isso também preservará a sua intimidade. Juro que nunca quis saber sobre as doenças venéreas do primo de ninguém...)

Conversa. Não, ninguém precisa ficar caladão durante todo o trajeto. Mas não precisa gritar para todo o ônibus saber o que você acha do cafajeste do vizinho que engravidou sua irmã. Especialmente se for uma viagem intermunicipal noturna em que muitos querem descansar durante a viagem. Também não precisa rir esbragadamente. Se for puxar conversa com o passageiro do lado, procure notar se ele está receptivo ou se não está cansado e quer dormir - respeite-o.

Jogos. Jogos eletrônicos podem ser interessantes para matar o tempo. No entanto, o barulinho pode ser irritante para os demais: use fones ou deixe o som no volume zero. O tec-tec das teclas também pode ser bem chatinho.

Comida. Abrir embalagens, desembrulhar bala, isso tudo pode fazer barulhos chatos - especialmente durante viagens noturnas. Comer salgadinhos e biscoitos crocantes também - sem falar que colocar e tirar a mão de lá também vai provocar o estalido da embalagem. Se for mascar chiclete, faça-o de boca fechada (extraia todo o ar de sua boca - senão forma bolhas na massa do chiclete que causam estalos cada vez que arrebentam).

Vocalise e outros sons. Não fique murmurando, cantarolando, falando sozinho. É estranho e chato. Nada de estalos com a boca ou dos dedos. Assovios, bochechos com a saliva, sucção de ar entre os dentes... aborrecem. Sério.

Luz
Em viagens intermunicipais noturnas, muitos passageiros querem descansar. O uso de aparelhos como celulares, laptops e games podem gerar luz que atrapalham o sono dos demais - veja se não é o caso. Ler é legal, mas pergunte ao passageiro ao lado se a luz não o está a incomodar.

Crianças
Crianças de colo choram e não tem jeito. Não adianta gritar com elas. Procure acalmá-las com paciência. Outros passageiros podem se irritar, mas não há o que se fazer.

Crianças pequenas devem ser mantidas sob controle - não apenas para não incomodar outros passageiros, mas, sobretudo, para segurança delas: deixá-las correr pelo ônibus ou pular no banco pode resultar em acidentes de consequências mais graves. O controle jamais deve ser exercido com violência - nada de tapa (isso é crime!) e sem gritos histéricos. Mas seja firme - tom duro e ar sério quando necessários. (Claro, a educação vem de casa.)

Doenças e mal estar
Evite viajar se estiver com alguma doença infecciosa: incluindo gripes e resfriados. Se tiver que viajar e estiver espirrando, leve um lenço, mantenha-o na mão e espirre nele. Assim, nada de perdigotos de destruição em massa voando por aí. E sua mão não vira um foco de novas infecções.

Se estiver meio zoado e tiver que viajar, leve duas sacolas - dessas de supermercado - coloque uma dentro da outra e forre de papel de higiênico. Se tiver que chamar o hugo, vai na sacola. Leve mais um rolo de papel higiênico ou lenços de papel para limpar a boca.

Se você sabe que ronca como um trator, evite dormir durante a viagem - procure descansar antes. Se não for possível, evite reclinar o encosto - posição reclinada tende a piorar o ronco: por gravidade a passagem aérea colaba quando seus músculos relaxam, diminuindo a passagem de ar e piorando o ronco.

----------
E tenham todos uma boa viagem.

Nenhum comentário: