quinta-feira, 14 de junho de 2012

Santos FC is the new SPFW

Quem tem o costume de menosprezar o adversário é o SPFW: quando perde nunca é a superioridade do adversário, é algum fator externo que impediu o desempenho naturalmente impecável de seu elenco.

O presidente do Santos começa a mesma chiadeira vergonhosa. E ainda embarcando na onda do "apito amigo" - no caso, não exatamente da ajuda por meio de favorecimento pela arbitragem, mas pela manobra da CBF: agora, ao não convocar jogadores corintianos para a série de amistosos da seleção brasileira.

"Não faço nenhuma acusação formal, mas o Corinthians foi campeão brasileiro, tem a melhor defesa do Brasil, é semifinalista da Libertadores, tem meio-campistas como Ralf e Paulinho que são fora de série, um zagueiro firme como Castán, um cara que desequilibra com o Sheik, e não houve nenhum convocado do Corinthians." - diz LAOR.

Parece um elogio. Mas não é. Se o Timão tem tantos talentos que deveriam ser convocados para a seleção, então não tem talento suficiente para ter vencido do Santos independentemente da convocação? Não na cabeça do LAOR. O que a frase implica é que o time do Corinthians é limitado e só ganha do Santos com ajuda externa. Vamos agora aos detalhes: a seleção convocada foi *olímpica*. Há uma limitação de idade dos jogadores imposta pela Fifa (para não competir com a Copa): 23 anos. Ralf tem 28 anos; Paulinho tem 23, mas completa 24 em julho; Castán, 25 e Sheik, 33 anos.

É amplamente consensual que o elenco corintiano não tem nenhuma estrela e que a força está no conjunto, com aplicação tática, bom condicionamento físico e sob um comando competente. O que Paulo Vinícius Coelho resumiu no título de sua análise: "A vitória da melhor equipe, e de seu goleiro, sobre o time dos craques".

Há poucos meses, quando o Timão foi eliminado no Paulista pela Ponte Preta, o discurso do LAOR era todo outro, ao reclamar de não televisionarem o jogo do Santos em detrimento da partida do Mosqueteiro: "Tinham que escolher entre o Santos e o time da Zona Leste. Optaram por deixar o Corinthians para semana que vem. Quebraram a cara. Santos é o time que desperta a atenção de todas as torcidas . Eles sempre dão uma zapeada para assistir ao jogo do Santos." Reparem que o que agora é o campeão brasileiro recheado de jogadores de nível de seleção era só o time da Zona Leste.

Vai chorar na cama, que é mais quente, LAOR!

Nenhum comentário: