quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Paralimpíadas e paraolimpíadas

Qual o certo? Paraolimpíadas ou paralimpíadas?

Na verdade tanto faz, bem mais ou menos. A forma paraolimpíada é a dicionarizada - e a que se encontra na versão mais recente do VOLP. Ela é calcada sobre o inglês 'paralympics', donde 'paraolímpico' e daí 'paraolimpíada'.

'Paralympics' não é calcado diretamente sobre o elemento grego de composição 'para-', mas sim a partir da composição da palavra 'paraplegic' e 'Olympics'. Obviamente não se trata de uma competição apenas para paraplégicos, mas para desportistas com uma ampla gama de defeitos físicos e mentais.

O Comitê Paralímpico Internacional, a fim de uniformizar a nomenclatura, tem trabalhado para que os comitês nacionais e órgãos correlatos adotem a denominação paralímpico em lugar de paraolímpico e sugerido que os órgãos de imprensa também sigam a nomenclatura padrão. O Comitê Paralímpico Brasileiro realizou a mudança em fim do ano passado. Mas o assunto tornou à baila por causa da realização dos Jogos Paralímpicos de Londres 2012 (e deve voltar a causar burburinho em 2016 nos Jogos Paralímpicos do Rio).

Como todo mundo chama o Coxa de Coritiba (e escreve por extenso Coritiba Foot Ball Club) e não de Curitiba (Clube de Futebol Curitiba) e escreve o nome do estado cuja capital é Salvador de Bahia e não de Baía (bem, os portugueses escrevem Baía), creio que seja possível entender que Comitê Paralímpico Internacional (ou Brasileiro) e mesmo Jogos Paralímpicos ou Paralimpíadas são nomes, marcas. Sob esse ângulo, faz sentido respeitar a denominação dada pelos próprios organizadores e membros.

Por outro lado, se a *marca* de barbeador (e produtos de higiene pessoal) é Gillette e assim se escreve para se referir aos produtos da empresa, escreve-se 'gilete' para se referir a uma lâmina genérica de barbear. Sob esse ângulo, faz sentido ter-se liberdade para usar o termo paraolímpico e paraolimpíada para se referir a elementos relacionados - 'um atleta paraolímpico' ou 'um atleta paralímpico', 'o ciclo paralímpico' ou 'o ciclo paraolímpico'.

No caso de 'paraolímpico' ou 'paraolimpíada', estaria a se usar uma composição paralela à original do inglês. Seria por ela inspirada, mas com uma derivação dentro do próprio português (brasileiro) - a partir do elemento 'para-' (como quer, por exemplo, o Prof. Pasquale). Já 'paralímpico' ou  'paralimpíada', pode ser interpretada tanto como adaptação do inglês 'paralympics' ou da denominação do 'Comitê Paralímpico Internacional/Brasileiro'.

Enfim, cada um tem a liberdade de usar o termo que achar mais adequado (exceto, claro as pessoas relacionadas ao CPB, que devem seguir o regulamento da entidade; e também exceto o caso do uso para se referir aos nomes da entidade e do evento que realizam o CPB e o CPI). Bobagem implicar com alguém dizendo: "o certo é assim", "você tem que escrever desse jeito". É muito similar à questiúncula de 'a presidente/presidenta'.

A maioria dos veículos de comunicação brasileiros parece ter adotado a recomendação do CPB. Na internet, isso, claro, afeta a indexação; e também, com o tempo, deve levar a mais pessoas a adotarem (por costume) a forma 'paralimpíada, paralímpico'.

Um comentário:

byClaudioCHS disse...


Interrompemos a programação normal deste site/blog para um informe policial.

O Repórter WEB Virtual Última Hora informa: O rato de laboratório está solto novamente!

- "Nessa madrugada de segunda-feira para terça-feira, três elementos encapuzados e fortemente armados invadiram esta delegacia, dominaram os policiais que faziam o plantão junto ao escrivão, e em seguida abriram a cela onde estavam o rato de laboratório e mais sete presos. Os bandidos trancaram os policiais e o escrivão nesta mesma cela, e o rato de laboratório, junto aos três elementos encapuzados, fugiram na viatura que estava no pátio, a qual abandonaram logo em seguida, fugindo com um carro roubado. Os demais presos fugiram a pé, sendo que quatro deles já foram recapturados, um foi encontrado em um boteco próximo a este local, ouvindo pagode e comendo uma coxinha. Como pode ser notado, os bandidos não efetuaram um único disparo. Está sendo aberta uma sindicância para apurar se houve facilitação da fuga, visto que o rato de laboratório já deveria ter sido transferido há alguns dias, e também o porquê haviam somente dois policiais no plantão desta madrugada. O resultado da sindicância pode ser determinante para a manutenção do delegado titular no seu cargo ou não. Não sabe-se ainda se há veracidade no fato ou se estão tentando evitar uma histeria coletiva, mas o delegado chefe da polícia federal afirmou que está tudo sobre controle, que não há motivos para pânico, pois dentro de poucas horas o rato de laboratório será preso novamente. Enquanto isto não acontece, nós, do Repórter WEB Virtual Última Hora aconselhamos que todos fechem suas casas, fechem seus sites, fechem seus blogs, fechem suas mentes ".

- "A qualquer momento o Repórter WEB Virtual Última Hora voltará com mais notícias, fique ligado. Boa noite".

http://progcomdoisneuronios.blogspot.com.br/2011/10/toda-trajetoria-do-rato-de-laboratorio.html