quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Estadão Dados: 6,1 é uma boa ideia?*

O Estadão tem uma iniciativa muito interessante de jornalismo baseado em dados: o Estadão Dados. Através de gráficos interativos, vários temas são abordados na forma de dados apresentados em uma forma mais intuitiva (embora nem sempre).

Um desses temas, claro, é política e um dos subtemas, claro, é a corrida eleitoral para a Presidência em 2014.

Não sei se o gráfico em radar é uma forma mais eficiente de mostrar os dados, de todo modo, foi o escolhido para exibir as possibilidades de votos - entre os que votariam com certeza e os que não votariam de jeito nenhum em um dado candidato.

Houve um erro na exibição dos dados para o candidato José Serra na região Sudeste na pesquisa referente a setembro de 2013 (Fig. 1).

Figura 1. Distribuição de categorias de intenção de votos na região Sudeste em setembro de 2013 segundo Estadão Dados. Fonte: @guileu.

Votariam com certeza: 51%; poderiam votar: 27%; não votariam de jeito nenhum: 50%; não sabe ou não conhece suficientemente o candidato: 18%. Sim, isso somaria 146%.

Analisando os resultados de José Serra para o Brasil e para as outras regiões, os dados somam 100% (ou 101% por causa de arredondamentos). Se usarmos uma ponderação por fração de entrevistados em cada região de acordo com outra pesquisa Ibope realizada em março de 2013 (quando os valores de intenção de voto a Serra na região Sudeste eram de: 11%, 25%, 51% e 13%), teremos: 6,1%, 26,9%, 50,1% e 18,2% como os valores reais da região Sudeste (Fig. 2).

Figura 2. Estimativa dos valores reais de distribuição de votos por categorias de intenção a Serra (células amarelas).

Não sei dizer exatamente como 6,1% se transformaram em 51%. Seguramente é um erro honesto - embora não possa ser creditado a apenas um erro de arredondamento, esquecimento de vírgula ou só de digitação: seria uma combinação de erro de digitação e esquecimento de vírgula. A turma antiserrista pode suspeitar do serrismo declarado do jornalão, mas não haveria ganho algum - quer para o possível candidato, quer para o veículo.

Via @guileu.

*Upideite(27/set/2013): O leitor atento notará que eu também cometi um erro - e eu juro que é honesto. No título original era 7 e não 6,1 (como se vê na URL desta postagem). Eu havia acessado a página do Estadão Dados e pensei que houvessem corrigido já, mas meu computador estava lento e estava ainda exibindo os valores para o Brasil e não para o Sudeste depois que mudei a opção do gráfico. O texto original considerava essa falsa correção na análise.

Upideite(27/set/2013): O jornalista José Roberto Toledo, do Estadão, diz pelo twitter que irão corrigir.

Upideite(28/set/2013): Agora consta como 5% os que, na região Sudeste na pesquisa de setembro, declaram que votariam com certeza em José Serra.

Nenhum comentário: