sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Eleições 2014: Pesquisas eleitorais

Fig. 1. Evolução das intenções de votos aos candidatos à presidência da república nas eleições de 2014. Fontes: Datafolha, Ibope, Vox Populi, CNT/MDA.

A Fig. 1 apresenta o pool de dados das pesquisas eleitorais sobre as intenções de votos dos brasileiros para a presidência. Ressalte-se que há diferenças nas metodologias - antes das definições oficiais das candidaturas o total de opções apresentadas na pesquisa estimulada variou - em muitos casos, apenas três candidatos eram apresentados.

A primeira pesquisa incluída teve início em 11/out/2013; a mais recente, em 23/set/2014. Os dados estão compilados aqui.

Na Fig. 2 os mesmos dados, mas a partir de 14/ago/2014.

Fig. 2. Evolução das intenções de votos aos candidatos à presidência da república. Fontes: Datafolha, Vox Populi, Ibope, CNT/MDA.

Neste momento, a tendência de queda das intenções de votos à Marina Silva é bem nítida. Se há ou não um aumento nas intenções de votos a Aécio Neves é um pouco mais nebuloso.

Upideite(17/out/2014): Ao fim, a tendência de aumento de Aécio Neves, que parecia mais nebulosa com os dados até 23/set/2014, se confirmou e houve até uma intensificação na reta final. Seguindo para o segundo turno e com uma diferença de apenas 5% em relação à Dilma Rousseff.

Nenhum comentário: